Prova de ciclismo JN Matinados

Balanço positivo para a equipa Tavfer-Mortágua-Matinados no 32.º Grande Prémio de Ciclismo JN

O 32.º Grande Prémio do Ciclismo Jornal de Notícias decorreu de 2 a 10 de setembro, no norte de Portugal, com início em Albergaria-a-Velha, tendo terminado em Viana do Castelo.
No total, foram percorridos cerca de 1000 quilómetros durante as 9 etapas desta prova que contou com a presença de 6 jovens atletas da Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados.
A competição ficou marcada pelas fugas ao longo das etapas e que foram sendo anuladas pelo restante pelotão, onde estiveram várias vezes presentes os elementos da equipa patrocinada pelos Ovos Matinados.
A chuva que se fez sentir durante as 2.ª e 3.ª etapas causou a queda de alguns atletas, incluindo Gonçalo Carvalho e Andrés Taboada, não impedindo, no entanto, que ambos continuassem em prova nas etapas seguintes. 
Apesar das condições climatéricas, foi na 3.ª etapa que Rui Carvalho levou a equipa ao Top-10, depois de ter alcançado o 10.º lugar na classificação.
Já na 7.ª etapa, Andrés Taboada conseguiu o 2.º lugar no Prémio de Montanha de 3.ª Categoria, em Gonça, Guimarães, sendo que, na etapa seguinte, se viu obrigado a abandonar a prova por questões de saúde. Além dele, também Rafael Barbas teve de desistir pelas mesmas razões, na última etapa.
Da equipa, há a destacar a prestação de Rui Carvalho, que terminou em 13.ª posição na classificação geral, tendo estado em vários Top-15 na classificação das etapas.

O Diretor Desportivo da Tavfer- Mortágua- ovos Matinados, Gustavo Veloso, fez o balanço dos 9 dias, afirmando que a prova correu dentro das expectativas, com destaque para o crescimento desportivo dos atletas, fruto desta experiência. Nesta retrospetiva, não podia deixar de demonstrar orgulho na posição alcançada pelo ciclista de 28 anos, Rui Carvalho.

Classificação Geral

1.º Rafael Reis (Glassdrive/Q8/Anicolor), a 29h49m21s
13.º Rui Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 6m37s
40.º Álvaro Navas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 28m09s
42.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 29m01s
52.º Nicolas Saenz (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 38m43s
DNF Andrés Taboada (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua)
DNF Rafael Barbas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua)

Classificação por Equipas

1.º Glassdrive/Q8/Anicolor , 88h56m15s
9.º Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, a 45m33s