Leangel Linarez vence a 4.ª etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias em Ovar

O ciclista venezuelano Leangel Linarez, da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, venceu esta quarta-feira a quarta etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, com chegada em Ovar. Linarez foi o mais rápido no sprint final, repetindo o triunfo da primeira etapa da prova.

Linarez, que já havia triunfado na primeira tirada, repetiu o feito após uma ligação de 128,1 quilómetros, entre o Porto e Ovar, cumprida em 2:58.20 horas. Apesar de uma queda no pelotão nos primeiros quilómetros e de alguns ataques, a corrida só ficou decidida no sprint final. A equipa de Mortágua fez um trabalho impressionante para anular a fuga e permitir o triunfo ao sprint, em que Linarez se mostrou novamente o mais forte.

O venezuelano, foi vitorioso em 2018, também na chegada ao sprint em Ovar, mostrando já o seu poder, nessa altura ainda como estagiário sobre a alçada de Pedro Silva.

Após a vitória, Linarez declarou: "Estou muito feliz por ter conseguido mais uma vitória nesta grande corrida. Foi um dia difícil onde só consegui a vitória graças ao esforço de todos os meus colegas. A equipa trabalhou para anular a fuga, a 300 metros tive a minha oportunidade e aqui estou. Foram uns últimos metros muito duros. Todas as vitórias são muito bonitas e importantes, estou muito feliz!”

Andrés Taboada, da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, subiu ao pódio com o colega de equipa para envergar a camisola da juventude.

Gustavo Veloso, Diretor Desportivo menciona que: “Foi um dia discutindo a grande velocidade, o António Barbio fez parte da fuga inicial que se formou com um grande grupo, não sendo esta benéfica à chegada ao sprint, o resto da equipa trabalhou para anular esta fuga. Assumimos na frente para chegar ao sprint, demos 200% para permitir uma chegada ao sprint e assim foi. No grupo principal, já só tínhamos o Leangel e o Andrés, uma vez que o resto dos atletas tinham estado a trabalhar para anular a fuga, foram abrindo à medida que faziam o trabalho. O Leangel acabou por chegar ao sprint sozinho, foi uma vitória muito importante pela forma que foi conseguida. Houve momentos em que a situação de corrida não era favorável para nós, mas toda a equipa trabalhou em prol do objetivo, e aí está ela (a vitória)”.

Amanhã, a caravana do Grande Prémio JN segue para a quinta etapa, com partida e chegada em Fafe. O pelotão irá enfrenta uma etapa mais exigente, com 136,7 quilómetros, com início e fim em Guimarães, destacando-se uma contagem de montanha de primeira categoria, a escassos 7,5 quilómetros da meta.


Classificação da etapa
1.º Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 2h58m20s
35.º Andrés Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt
71.º António Barbio  (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 4m21s
72.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt
87.º Gonçalo Amado (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 7m14s
88.º Nicolas Saez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt
90.º  Angel Sanchez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 7m18s

Classificação Geral após a 4ª Etapa
1.º Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) , 13h18m56s
21.º Andrés Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 1m59s
40.º Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 11m26s
61.º António Barbio  (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 15m11s
63.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 15m53s
74.º Nicolas Saez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 18m23s
77.º  Angel Sanchez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 19m04s
81.º Gonçalo Amado (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 22m14s

Classificação Geral Juventude
1.º Andres Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 13h20m55s